sexta-feira, 12 de novembro de 2010

I

Chamavam-lhe viscondessa e o seu nome não importa, estou em crer que poucos o saberão. Lá, na aldeia, aquela era a senhora viscondessa, última representante de uma nobreza rural há muito esgotada. Sempre fechada entre paredes, soberana na sua reclusão.
Muito antes do dia em que me convidou a entrar. Foi essa a primeira vez que lhe vi o rosto. Num dia de festa na aldeia. Eu usava um vestido de veludo cor de esmeralda e calçava sapatinhos de verniz preto. Porque era dia de festa. Caminhava pela mão de minha mãe, muito cheia da vaidade de estrear um vestido novo e cuidando para que as pedras, feitas de arestas e rugosidades, não maculassem os meus sapatinhos, que não eram de cristal, mas de verniz, que é quase a mesma coisa e, mesmo não sendo, a gente faz de conta, só pelo gosto de ver a criança feliz.
Dia de festa. Minha mãe troca com a senhora palavras de circunstância. Eu fito-a com uma insistência desusada e ela sorri. E foi espanto de alma calada, porque aquela velha senhora era tão bonita. E ainda olho de soslaio os sapatinhos de brilho e o vestido feito de maciez, e apercebo-me que a beleza, naquele recorte de tempo, naquele instante, estava também para além de mim, muito embora eu fosse uma menina que estreava um vestido.

1 comentário:

  1. E.A.,
    Uma história não de príncipes e princesas, mas de viscondessa e de uma menina extasiada com o luxo de uma época: "piano de cauda" era símbolo de luxo, de poder e der ter.
    Muito bem contada esta história, com pormenores de requinte, de quem sabe usar as palavras como imagens.
    Conheci, pessoalmente, uma viscondessa, há vinte anos atrás, falecida há cerca de cinco com 102 anos de idade. Tinha tanta semelhança com a descrita que me imaginei junto do seu palacete, já alienado, com deveres de usufruto e uma mulher gorda, mas muito pintalgada e extravagante. Simpática, é bom que se diga. Atrevida, também. Com cerca de noventa anos ainda conduzia e nas Sextas Feiras era matemático: arranjava-se, vestia os melhores vestidos e pintava-se de forma exuberante pra rumar ao Casino da Figueira da Foz onde passava a noite em idas à roleta, depois ao bar onde fumava uma cigarrilha.
    Mulher interessante, para a sua idade e, sobretudo, por não aceitar convenções.
    Parabéns menina, pela escrita escorreita e pelo interesse da história I; II e III.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar