sábado, 3 de abril de 2010

Intervalo





A menina ficou presa num rebate de vaidade. O vestido era lindo. Um tecido leve estampado de flores que lhe assentava gentilmente sobre o corpo esguio. E aquele pormenor… a fita cor de rosa que lhe envolvia a cintura, ajustando-se num laço que caía numa languidez airosa pelas costas.
Tanto gostou do vestido, que decidiu que não o compraria. Precisamente por isso, porque gostara tanto dele. Guardaria para si esta vaidade, vestiria a alma e não o corpo. Ficaria com a imagem, prescindindo do dia em que se olharia ao espelho e o vestido, gasto pelo uso e pelo trato, lhe pareceria menos belo.
Naquela noite que seria a única, vestiu-se dele. Penteou o cabelo, escuro e escorrido. E esses seus cabelos foram cerejas numa primavera que haveria de desenhar pelo seu punho. E os lábios eram pétalas de uma flor a haver. E a pele era o aroma de uma carícia. E nos pés, as sabrinas que, mais tarde, noite dentro, descalçaria, porque quem dança com a lua tem os pés nus. Os pés nus e a alma despida.
E dançou. Com a alma transida de emoção, dançou. Dançou um sonho, um sonho menino que haveria de crescer em si, com a força de um querer imenso, inquebrantável.
Menina, a luz que te brinda o olhar é tua e dos sonhos que te percorrem e animam só tu sabes. E dançarás, menina. Dançarás sonhos, sentimentos, sensações. Dançarás medos, fracassos, desilusões. Dançarás instantes e eternidades. Dançarás aromas e sabores. Dançarás vozes e olhares. Dançarás a vida, aquela que te encontra e aquela que perseguirás, teimosamente, até que te aconteça.
Dançarás, como danças hoje, banhada pela luz branca de uma lua feiticeira…

5 comentários:

  1. Elisabete, o meu comentário para onde foi?

    ResponderEliminar
  2. Eu tinha postado um comentário e não o vejo.Era mais ou menos assim:então a menina pegou nas palavras todas e dançou pelos corredores delas enquanto as estrelas se acendiam na imensidão da noite. como os pés estavam nus o prícipe beijou a lua que os cobria e pegando nela partiram num cavalo alado para a viagem iniciática da felicidade possível.

    ResponderEliminar
  3. Prosa límpida, de sonhos, de anseios. Mas também de receios. A vida insinua-se, convidativa, e as palavras revelam vontade, mas não de um trilho qualquer. A meta - o deslindar dos segredos, a realização pessoal, a harmonia... - é ambiciosa, por isso a noção, bem presente, da complexidade, do percurso sinuoso.
    E.A., a vida espera por si. Força!

    ResponderEliminar
  4. No meu comentário anterior esqueci-me de dizer o óbvio: o texto está muito bem escrito. Temos escritora!

    ResponderEliminar
  5. AC

    Temos escritora e eu farei a apresentação do livro.

    ResponderEliminar