quarta-feira, 30 de junho de 2010


Noite dentro, e eu sentada diante de uma folha de papel, branca das palavras que não escrevi.
Noite de Verão. Eu gosto das noites de Verão, gosto de ficar acordada por horas infindas, o sono pesando-me talvez sobre as pálpebras, mas eu resistindo sempre, pelo privilégio de espreitar um mundo adormecido. Pela janela aberta entra uma brisa suave que disfarça em marca de água o calor desaustinado que apertou durante o dia. A cortina ondula em meneios de mistério e eu finjo, só pelo gosto de criar fantasia, que os ruídos da noite são em verdade assobios das estrelas cimeiras.
Olho a folha ainda branca. Ainda não aprendi a lidar com elas, com as palavras, quero eu dizer. Sempre me parece que chegam contrariadas, como se não gostassem de mim e as arreliasse a minha insistência. E eu, que gosto tanto delas, arrelio-me de igual modo, porque creio vivamente que todos os grandes amores deviam ser correspondidos.
Às vezes desespero. Eu queria tanto e elas não vêm. Entre o ser e a vontade de ser há um fosso de frustração. Tantas palavras belas em viva roda pelo mundo e, em mim, essa cobiça, entremeada de tristeza, por aquilo que, talvez, nunca terei.
Tenho pena por não saber escrever sobre as coisas pequeninas. Gostava de saber descrever, em palavras simples e despojadas, tudo o que vejo à minha volta. Mas não… Talvez cisme demais. É o que o meu pai me vem dizendo, desde que me lembro de ser gente.
No outro dia, no telhado, enquanto comia cerejas, pus-me a pensar como escreveria eu esse momento.
É tão difícil escrever sentimentos. Ou sensações. Ou qualquer coisa. É tão difícil escrever.
Hoje, eu juro, só queria ser capaz de escrever um telhado e uma menina mulher sentada lá no alto, pescando cerejas, num desafio mudo ao mundo, esse senhor sério que olha com ar reprovador, porque esqueceu como é bom subir às árvores.

13 comentários:

  1. Afinal a menina assustada tem um cumplicidade íntima com as palavras.Tu cá tu lá com elas.E elas desafian-na, Anda podes ir mais longe,vais bem.
    É um milagre!
    A página branca ficou cheia de cerejas pescadas em desafio, no cimo do telhado onde a música canta. Essa música que está nas próprias palavras que se buscam numa luta por vezes dolorosa.Quem dizia isto? "Só assim será poema, só assim terá razão/ só assim te vale a pena/ passá-lo de mão em mão."
    Subi às árvores, Elisabete, subi. E não é que estou a pescar cerejas?????Mas esta menina!!!
    ADOREI!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Tão lindo ! :) E acredita que não te falta o jeito com as palavras e com certeza que elas não fogem de ti... Aliás, ninguém foge de ti sim ?
    E é tão bom subir às árvores e desfrutar as cerejas... * beijinho

    ResponderEliminar
  3. A mim me parece que nenhuma folha branca seja tão profunda e completa quanto essa que tens diante de ti.
    Mas isso é o que a mim me parece Eli Eli...

    Diana*

    ResponderEliminar
  4. A folha branca encheu-se de palavras, de sentimentos e emoções. Desprenderam-se como brincos de cerejas e eis o texto que é uma delícia ler.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Não a conheço mas sei que existe.A minha "mana" Ibel fala-me de si e das suas palavras.Hoje vim ver e sairam-me cerejas...crejas que hoje colhi de verdade, juntamente com frescas ameixas.As suas são igualmente deliciosas.A menina faz uso da folha de papel para estacionamento criativo.A ideia não é minha mas de Teresa Guedes que escreveu:
    FOLHA DE PAPEL
    Procuro arrumador de palavras
    Para estacionamento criativo.

    Gosto dos seus estacionamentos.
    Mais uma seguidora em Braga

    ResponderEliminar
  6. As palavras têm este condão: quanto mais bem tratadas são, mais se fazem de difíceis. Porque sabem que estão a lidar com quem as sabe afagar, com quem as quer entender. E, a esses, a vida não pode ser facilitada. Só assim darão o melhor de si próprios, mergulharão cada vez mais fundo na arte de cuidar delas. A recompensa vem, de tempos a tempos, sempre a tempo de apaziguar angústias e descrenças. Mas, saldada a dívida, não há que facilitar. Há que continuar a procurar.
    É assim a relação das palavras com quem lhes quer bem. E ainda bem, digo eu.
    Parabéns, E.A.!

    ResponderEliminar
  7. Ibel,

    Obrigada pelos "miminhos" que sempre me vai deixando...

    ResponderEliminar
  8. Shell,
    Gosto muito de te ter por cá... espero que o exame te tenha corrido bem :)

    ResponderEliminar
  9. Diana,
    Tu sabes como eu valorizo todas as pérolas que me ofereces

    ResponderEliminar
  10. Professora Isabel,
    "Delícia" é ter pessoas assim à minha volta. Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Gracinda,
    Fiquei muito contente com a sua visita. Ainda bem que veio. Obrigada

    ResponderEliminar
  12. AC,
    Correndo o risco de me repetir, obrigada, muito obrigada. A sua presença é já fundamental neste meu espaço.

    ResponderEliminar
  13. é que gosto mesmo do que fazes com as palavras! :)

    ResponderEliminar