terça-feira, 22 de junho de 2010



No dia em que fizeste vinte e um anos, vieram as fadas e os duendes e, nessa língua que se escreve palavras magia, segredaram-te ao ouvido um desejo que no coração ficou.
No sono que dormias, cerraste os punhos com força, com uma gana desumana de agarrar esse pedaço de nuvem que te traziam como presente.
No torpor do encantamento, acordaste e olhaste as estrelas sorrindo, como quem pede à Fortuna complacência pela ânsia que não cala e persiste. Por um instante, foste um sonho sem freio e o olhar brilhou de chama renascida.
E leste, nessa verdade de ti, nessa verdade de seres, que a crença, essa divisa que trazes no peito, é, afinal, imorredoira.

12 comentários:

  1. Não há no mundo mais belas palavras do que as que escreves, não pelo menos aos olhos de quem tão bem te quer.
    Neste dia tão teu, achei que era mais do que merecido uma homenagem especial! Escolhi este cantinho por nele estar tanto de ti, e por a partir dele guardares um bocadinho de cada um de nós que te visita.
    “Ela ergueu uma mão, tão pouco desgastada pelo tempo, que logo nos apercebemos da inocência da sua alma. Quando a face apareceu logo se confirmou a nossa suspeita… Uma menina… Quando as palavras surgiram, os nossos corações tremeram, uma voz melodiosa de convicção, de ideias tão detalhadas e definidas, que abalou ao primeiro instante as nossas crenças. Uma forte mulher afinal.
    Com o passar dos anos conhecemo-la melhor, ajudamos no combate ao sofrimento, partilhamos vitórias, construímos o que me atrevo a chamar de uma sólida e sincera amizade, a qual nem o tempo me parece ter força para desgastar!”
    Parabéns para a Eli. O nome que te chamo mas que é só teu.
    Hoje és rainha, e os teus súbditos louvam a tua existência!
    Um beijinho, à minha maneira, para ti e para a tua família, que festejam certamente este dia de graça!

    Diana C*

    ResponderEliminar
  2. A "minha menina faz anos"e eu vim a tempo.E não sou fada nem duende, embora me digam alguns que tenho poderes. Não, não sou Blimunda, mas fui empurrada para a Didascália, Elisabete!E gostei tanto do "Eli" cheio de ternura de uma Diana, que me apetece explorar as combinações do seu nome.Vamos lá, ELisá, continua Ibeti, voa Isa, pula Lia(é um dos meus pseudónimos),transcende-te Elis,revolve-te e agarra essa nuvem, pricesa das palavras sábias .Tudo em ti é chama para altas labaredas, portanto aguenta-te nessa convicção " de que a crença, essa divisa que trazes no peito, é, afinal, imorredoira."
    E o Pessoa segreda-me,Relembra-lhe: "É em nós que é tudo".
    Muitos beijinhos e felicidades, sonhadora assustada.

    ResponderEliminar
  3. Elisabete, já o transmiti aqui várias vezes, e volto a repeti-lo: lê-la é um prazer enorme, pois há nas suas palavras muita chama, muita convicção e muito talento.
    Como hoje é o seu aniversário, deixo-lhe um texto que escrevi há tempos, possivelmente influenciado por aquilo que aqui fui lendo. Então cá vai...

    Forjara os sonhos em olhares, sensações e desejos, temperados com muito afecto.
    Tinha a convicção dos eleitos, e nada parecia esmorecer tamanha determinação. Às vezes choramingava, é verdade, mas depressa fazia das fraquezas forças. O que mais a tocava era a incompreensão dos que a tentavam magoar, talvez porque ousasse percorrer as veredas da verdade, a sua verdade, que respirasse coragem onde os outros baixavam os olhos. Mas prosseguia o seu caminho, sorrindo, semeando poesia em réstias de luz.
    Sentia que quanto mais avançava mais se afastava dos outros, mas tinha a plena convicção, vinda do mais fundo de si mesma, de que era aquele o caminho. Gostava deles, mas tinha que se afastar. Talvez um dia compreendessem. Ou talvez não. Aquele era o seu rumo, a construção do seu sonho, e estava disposta a tudo para o continuar a trilhar.
    As cumplicidades, ainda que poucas, foram reforçando o alento. O calor da mão aberta, um olhar de mil palavras, um mergulho em águas claras...
    Passou por mim há pouco, e o olhar não iludia. Maria dos olhos claros, poesia em movimento, o respirar como destino.

    Feliz aniversário, Elisabete!

    ResponderEliminar
  4. Porque adorei a noite e porque tu mereces este mundo e o outro ! Obrigada por tudo pequerrucha :) * beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Bem, vim aqui encaminhada pela publicidade da Shell.
    Primeiro que tudo: Parabéns :D
    Segundo: tens ali em cima a música Iris dos Goo Goo Dolls
    Terceiro: Escreves maravilhosamente bem

    Mais do que razões para seguir!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. A menina entrou na casa da nova idade ainda nova.Não bateu à porta, não tocou à campainha, não atirou pedras à janela. A porta abriu-se naturalmente como um sopro de brisa.Lá dentro era o início fechado e o espaço por decobrir.Tudo arejado e limpo como o pão do forno aberto ao sabor da boca.Estava um pouco asustada, mas maior o deslumbramento.Esse sim.
    Fora da casa,uma outra, já com estória de muitas estórias, olhava esse tempo limpo onde a menina nova se descobria no espelho de si mesma, guardado no tesouro da sua interioridade. É preciso subir os degaus. Pensou.

    ResponderEliminar
  7. a Shell aconselhou e cá estou eu!
    e gostei muito... mtos parabéns, pelo aniversário e pela forma como escreves!

    ResponderEliminar
  8. minha querida! muitos parabéns pelo aniversário! e pela forma de escrita e pelo blog acolhedor! =)

    ResponderEliminar
  9. A todos vós, uma palavra de agradecimento por este presente lindo. Um beijinho com muito carinho Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Oh! eu que devia ser a primeira, fui a última a chegar. Parabéns minha asa de liberdade, meu sentido de vida.Um bjinho do tamanho do mundo.
    Espero que os exames estejam a correr bem.
    PS. A trovoada há dias boicotou uma caminhada naquele paraíso.

    ResponderEliminar
  11. O que importa é que veio!
    Até ver, os exames estão a correr bem...
    Um beijinho também para si

    ResponderEliminar
  12. Olá, Sou a Adelaide, a filha daquelaq senhora do autocarro de Coimbra. Ainda não li os seus textos mas pelos comentários terei que o fazer em breve. Falaremos via email. Beijos! Adelaide Campos

    ResponderEliminar